O pilar de uma Casa espírita são as equipes espirituais que as assistem. Assim o GSI tem uma plêiade de espíritos que auxiliam os trabalhos da Casa. Conforme Marlene Fadel, responsável pelo departamento mediúnico diz, “ o mediúnico é o coração da Casa espírita.” O trabalho com os passes ,palestras, entrevistas, são necessariamente repletos de responsabilidade, disciplina, ordem mas acima de tudo; amor!
A palestra é muito importante, pois, enquanto a pessoa ouve sobre o tema do dia, os espíritos já estão trabalhando em seus processos. Na sequência, tanto na primeira vez ou depois , o assistido passa por uma entrevista, no qual o entrevistador, ligado telepaticamente com o mentor do trabalho e com o mentor do assistido, auxiliará com uma boa palavra, e indicando passes necessários para aquele momento de vida da pessoa.
Os passes são procedimentos fluídicos magnéticos, que tem como principal objetivo o reequilíbrio dos corpos físico e espiritual. A base dos passes do Grupo Socorrista Itaporã, veio dos ensinamentos de Edgar Armond, hoje na espiritualidade como diretor responsável pela Fraternidade dos Discípulos de Jesus e União Fraternal; do qual o GSI
faz parte.